Wednesday, June 27, 2007

Resumo da nossa vidinha! (parte 1)

Chegámos em Dezembro a este lindo e maravilhoso país, tendo aterrado neste belo prado de prédios amontoados entre o verde das Acácias e os milhares de depósitos de lixo a céu aberto.
A primeira experiência de quem aterra num país Africano onde estão cerca de 38º e uma humidade assustadora, depois de sair de um pais onde está um frio de morte é sem dúvida uma das recordações que vou manter para a vida.

A primeira imagem que guardei comigo foi no instante que saí do avião - uma parede de calor indiscritivel fez-me retirar quilos de roupa que trazia vestido em fracções de segundos e ficar a transpirar e a arfar durante mais de 30 minutos.

A minha primeira idea foi - já cheguei agora onde posso cair e morrer. honestamente nunca imaginei passar tão mal com o calor e já imaginava viver assim todos os dias enquanto cá continuasse. Sorte a minha que era este um dos dias mais quentes do ano e que o meu corpo lá se foi adaptando ao fresquinho.

O que se passou a seguir vou guardar só para mim pois acho que todos os que cá vierem merecem ter a surpresa que é encontrar algo de tão diferente de tudo. Todo o significado de feio e bonito, de limpo ou sujo e de ser pobre ou ser rico ganham outros contornos que não dá para explicar.

Isto é mesmo outro mundo e a diferença só a notei nesta mesma semana, em Julho quando finalmente instalei TV Cabo e vi pela primeira vez em meses anúncios e programas nacionais. Meus amigos que estais nas europas - vocês estão num planeta tão distante quanto a vossa imaginação o permitir.

Fora isto, os meus primeiros dias de adaptação foram de imediato para assimilar o panorama Moçambicano.

Em 3 dias já tinha ido ao mercado do peixe, comido Matapa e Chima, testiculos de cabrito e sido levado para quintas no meio do nada onde a civilização parece ter parado à cerca de 100 anos.

Posso-vos dizer que adorei e que se não fosse a minha tripa ainda agora só comia manga, caju e camarão com fartura.

No comments: