Saturday, November 17, 2007

Como um trabalho era pouco agora tenho 3 :)

É verdade pouco após ter começado a dar aulas a Imagens de Marca foi invadida por novos pedidos de trabalho. Neste momento já trabalhamos para: BITA, uma nova empresa de formação na área da hotelaria; para a Mohawk, uma marca de tabacos que estamos a ajudar no lançamento no país; o CIP (Centro de Integridade Pública); e a YSouth, uma ramificação da IDreams na África do Sul e em Moçambique.

Pois bem foi iniciar as aulas e apareceram-me os seguintes trabalhos: para o CIP - Um relançamento da Campanha Anti-Corrupção, design do estacionário da empresa, lançamento de uma campanha pela Legalidade com Anúncio de Imprensa e dois Guias da Legalidade para inserção na imprensa, um dos quais ainda me encontro a finalizar.

Para além do CIP a Ysouth lembrou-se de se lançar agora no mercado e produzir um livro mágico, que não é mais do que uma aplicação em que vemos um livro animado num ecrã e podemos virar as páginas como se fosse um livro real. Tive de aprender a mexer em flash e aqui com a ajuda do meu vizinho Sérgio lá tenho andado a acabar isto.

A BITA, a empresa do Tiago Oliva, precisava de uma imagem e também da criação de todo o design para estacionário e metade já está produzida.

Quanto à Mohawk tem sido um trabalho mais lento pois não dá tempo para tudo mas o primeiro draft já foi enviado ao cliente e parece ter gostado. Tem sido um projecto elaborado entre mim e o Ivan, meu antigo Director Criativo na FCB.

De lado acabei por deixar um trabalho que já tinha começado para a CIM (Companhia Industrial da Matola) e que após duas imagens negadas acabei por deixar de lado.


Como os trabalhos são muito pontuais e nem sempre bem pagos tive de começar a pensar em abandonar a agência e procurar lugar noutro sitio. Por incrível que pareça dois dias depois surge anúncio no Jornal a pedir criativos para a Ogilvy. Ainda esperei mais de uma semana antes de fazer algo mas entre Imagens de Marca e a minha escola tinha de fazer algo.

Optei então por colocar de lado a Imagens de Marca e voltar a fazer o que gosto - Criar.

Bastaram duas horas desde o envio do meu Portfolio até resposta do João Santos, é o director da Ogilvy. Marcámos um encontro e passados dois dias já estávamos a discutir uma possível entrada na empresa.

Resultado - parece que não é desta que me livro da Imagens de Marca, pois neste momento estamos a funcionar como um ramo da própria Ogilvy. Já começamos a produzir para eles. O primeiro trabalho são duas campanhas para a TDM, a PT cá do sitio e o segundo é o que estou a fazer agora - uma brochura para angariação de parceiros para o lançamento da Biografia da Maria de Lurdes Mutola.

Enfim, o objectivo era ter menos trabalho e mais $ e acabei por acumular mais um trabalho. Adeus fins-de-semanas!

2 comments:

Magali said...

Oi! Nao te queixes...ter trabalho significa ganhar experiencia!
Tou a ver que estas +/- encaminhado. Ainda bem! Gostava de ver a biografia da Maria de Lurdes Mutola qd estiver disponível ao mercado. Bjs e fica bem!

Carla Ribeiro

UNDERGROUND4EVER said...

Mano,
Como não estás muito à mão de semear compreendi que a melhor maneira de te contactar será através deste magnífico blog. Antes de mais deixa-me dar-te os parabéns pelo rumo que escolheste dar à tua vida, optando por abandonar a pasmaceira da metrópole. Penso que, mais do que a questão monetária que sem dúvida te moveu, o mais importante da Vida é, precisamente, a Vida e tudo o que ela contém. Ou seja, todas as experiências que, sendo boas ou más, nos moldam e nos tornam melhores.
Resumindo. TOU C'UMA INVEJA DO CARAÇAS. Embora não me possa queixar muito...

Amigo, não sei se recebeste o meu mail (porque não respondeste!), mas estou a contar contigo e com a Vânia para o meu casamento dia 12 de Julho de 2008. Depois de ultrapassar o turbilhão em que a minha vida se encontra (casa, decoração, casamento, etc) pretendo fazer umas viagens ao estrangeiro com a Joana, e óbvio que uma delas será sem dúvida a Moçambique.

Tenho orgulho em ter amigos como tu. Continua assim e nunca tenhas medo de arriscar... o trabalho dignifica o Homem :)

Abraço,
Hugo Santinho